sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

"Num Mundo de Fadas e de Princesas"


Adoro livros.

Adoro livros para crianças.Confesso que muitas vezes até os compro por terem ilustrações bonitas.

Guardo, religiosamente, os livros da minha infância, da minha adolescência. Livros da Anita, dos Cinco, da Patricia, das Gémeas no Colégio de Santa Clara, a Menina do Mar , Platero e Eu, e muitos, muitos outros.

Tive a sorte de nascer no seio de uma familia de leitores. A minha avó materna era uma leitora compulsiva (um beijo para si avó, esteja onde estiver).

A minha professora da escola primária, pessoa com quem hoje ainda me relaciono, uma professora como não há muitas, sempre tentou incutir-nos o gosto pela leitura. Muitas vezes lia-nos passagens de livros. Um dos livros que nos leu, e talvez por isso seja um dos meus favoritos, foi "O Meu Pé de Laranja Lima" de José Mauro de Vasconcelos (algumas passagens sei -as de cor).

"A gente vinha de mãos dadas, sem pressa de nada pela rua. Totoca vinha me ensinando a vida. E eu estava muito contente porque meu irmão mais velho estava me dando a mão e ensinando as coisas. Mas ensinando as coisas fora de casa. Porque em casa eu aprendia descobrindo sozinho e fazendo sozinho, fazia errado e fazendo errado acabava sempre tomando umas palmadas."

Desde miúda, vá para onde fôr levo sempre um livro. Foi um hábito que adquiri e sinto-me "despida" se não o fizer. Quando vou de férias, se vou para um destino que tenha de ir de avião, é sempre uma dificuldade com a escolha dos livros que hei-de levar, perco "horas" a fazer uma triagem.

Nunca irei conseguir habituar-me á leitura de livros no computador. Gosto de lhes pegar, de folhear, de sentir o cheiro do papel, de sublinhar uma ou outra passagem.

Não sou egoísta mas a vida ensinou-me que livros, cd´s e dvd´s só se emprestam a pessoas que saibam o significado do "v" de volta. Ás vezes achava uma certa piada quando o meu avô emprestava alguma coisa deste tipo e apontava a quem tinha emprestado e a data. Como eu hoje o entendo...

Entristece-me muito ver as crianças não terem hábitos de leitura (salvo raras excepções). Os jogos de computador, a televisão absorvem-lhes demasiado tempo . Muitas vezes os próprios pais são os culpados, não lhes criam esse hábito (compreendo que também seja dificil se eles próprios não o têm).

Lanço daqui um desafio aos pais deste país (presunção a minha pensar que muita gente vem ver o meu blog): ofereçam um livro aos vossos filhos neste Natal, não deixem que se perca o hábito da leitura. Existem livros tão bonitos que podem transmitir valores tão importantes...enfim, tanto poderia escrever sobre isto...mas não sou a pessoa adequada para o fazer.

Resta-me continuar a minha "viagem" pelo "mundo de fadas e de princesas".


2 comentários:

. intemporal . disse...

. da assertiva leitura do tanto que é dito, re.inscrevo.me nas palavras do tempo .

. na sombra do vento, é pelo tacto que um livro é um passo, por onde re.passam as horas de um prazer indizível .

. das crianças . urge a tradição como prova ascendente . de uma ascese mayor .

. um bom fim de semana .



. paulo .

Raul Martins disse...

Não sei quantas vezes li "O Meu Pé de Laranja Lima" (é também um dos meus favoritoa). Uma das passagens que mais me comovem nele é o da Véspera de Natal; assim como a da escola depois de ter roubado uma flor: " O mundo não é de Deus? Tudo que tem no mundo não é de Deus? Então as flores são de Deus também..." não se se é bem assim... Passagens que eu leio aos meus alunos.
.
E quantos Zézés não haverá por esse mundo!
.
E é um bom desafio para os pais. Eu também fiz no meu "cantinho" esse desafio e escolhi o "Principezinho" como exemplo.
.
Carpe diem!