quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Á beira de um ataque de nervos...


A falta de educação, civismo, formação por metro quadrado neste pais é impressionante. Com tendência a piorar.
Homens já feitos, rapazes que não cedem passagem a senhoras, miúdos a arrotarem e a dizer palavrões em alto e bom som no meio da rua, papéis atirados para o chão, etc...
O obrigada, o com licença e o se faz favor qualquer dia já nem fazem parte da língua portuguesa.
Não sou conservadora mas há certos principios que aprecio e que me tiram do sério quando "caem no esquecimento" das pessoas.
Há dias entrei numa loja, dei as boas tardes e não obtive resposta, fiquei logo de "pé atrás", bem, adiante... pedi a uma funcionária para me mostrar uma camisola. Respondeu-me: "Não tenho o TEU tamanho mas esta aqui também é o TEU género".
Perdão??? Peço desculpa, mas não me lembro de ter andado na escola com a rapariga, de a conhecer de lado algum e muito menos privar com ela para esta saber "qual o meu género" e para me tratar por TÚ. Agradeci e saí porta fora com uma resposta entalada na garganta mas achei que não valia a pena perder o meu precioso tempo.
Já me têm acontecido situações idênticas. O "tutear" está a instalar-se e simplesmente detesto-o. Não admito mesmo que me tratem assim sem terem o minimo de confiança comigo. Não é por snobismo, porque não sou snob nem tenho, de todo, motivos para tal mas a famosa "falta de chá" irrita-me profundamente.
Outra coisa muito característica do povo português é o cuspir no chão. Qualquer dia escrevo um abaixo-assinado, recolho assinaturas e envio-o á Assembleia da República para legislarem sobre coimas a aplicar a "cobras cuspideiras".
Desculpem o desabafo mas que atire a primeira pedra quem ainda não passou ou assistiu a situações como esta.

4 comentários:

Paulo Lopes disse...

Assino onde essa petição?

As minhas vetustas rugas livram-me do dissabor de ser tuteado de forma indiscriminada por uma qualquer flausina, com um canudo de papel de arroz, a trabalhar por favor de um chefe babado, na loja da moda mais perto de si.... Mesmo que socialmente ela se dê mais ao respeito que eu e aufira para tal de melhores condições contratuais.... Hehehehehehe....

Esgrima social, palavras e situações/educações, chocantes.... Isso passa, não ligues, dá-lhe um pontapé nas canelas, enquanto chiam não dizem disparates.

Bj

Raul Martins disse...

Infelizmente... O "pão nosso de cada dia"...
.
Eu também assino a petição...
.
Carp diem!

Émy disse...

Concordo no essencial com este texto... só gostava de chamar à atenção para dois erros e o 1º vejo que se torna cada vez mais frequente nos textos que leio...
não é "á" mas sim "à", e "tu" não leva acento.
Penso que estes erros devem ter sido causados pela pressa de escrever... mas aqui fica um pequeno reparo!

Margarida Fernandes disse...

Cara Émy,

Fica registado o seu reparo o qual agradeço bastante.
Gosto de ser corrigida quando cometo erros de escrita(ou outros).

Obrigada pela sua visita ao blog.

Espero que volte.

Até breve,

Margarida